Account premium

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Como ingressar no mercado de WebDesign.

Ainda não entrou no mercado? Não se assuste, jovem padawan. Saiba como conseguir o seu primeiro trabalho de verdade em webdesign e aplicar tudo o que aprendeu.
Talvez você até já tenha se inserido no mercado de design para web fazendo alguns "bicos" para empresas de pequeno e médio porte. Mas, se ficou por ai, esse post é para você!
Confira algumas dicas valiosas:

Portfólio.
A primeira coisa em que você precisa se concentrar é o seu site portfólio. É o ponto principal de exibição de seus trabalhos e permiti que empregadores em potencial vejam todos os seus conhecimentos e habilidades em design, além de seus métodos de trabalho. Lembre-se que cada projeto deve ter uma foto e uma descrição. Você também pode falar a respeito de quais ferramenteas usou, explicando seus benefícios e por que as escolheu. Se algum trabalho ainda estiver online, nunca esqueça de dar o link.

Sobre mim.
Na seção 'sobre mim' do site você pode continuar a vender suas habilidades. Ao contrário do portfólio, ela é obviamente voltada a você. Contando sobre seus interesses pessoais e detalhando o caminho que percorreu até aqui, o leitor fica sabendo como você tem trabalhado e o que tem feito para transformar seus sonhos e ambições em realidade.
Dê destaque pra quaisquer realizações ou prêmios. Não precisa abusar da modéstia. Se possível, forneça links para depoimentos de outras pessoas.
Não se esqueça de criar um email profissional separado do pessoal, dê preferência a um hospedado em seu domínio próprio, se tiver. Coloque uma foto, nem exagerada, nem sisuda, apenas para facilitar a relação do seu nome ao seu rosto.

Redes Sociais.
Ao partir para o 'mundo real', é importante fazer o máximo de conexões pessoais quanto possível. Fornecer links aos seus perfis das redes sociais também ajuda a conhecer novas pessoas.
Não seja tímido! Envie emails a agências locais. Considere oferecer sua força de trabalho por um determinado período sem nenhum pagamento. Agências interativas costumam ser acolhedoras e podem ficar felizes com a sua ajuda.

Um bom CV.
Além do portfólio, você também precisa de um bom CV. Há inúmeros sites oferecendo linhas gerais de como se escrever um bom CV, mas para um emprega de webdesign você precisa obviamente dar destaque a seus conhecimentos específicos de web, ninguém vai ter interesse pelo colégio em que você se formou no ensino médio e coisas assim. Novamente, dê links para quaisquer sites estejam ativos e se possível mostre como seu design provocou aumento das vendas, maior interesse por algum assunto e por aí vai.

Quando tiver conseguido seu primeiro trabalho de verdade, você pode sair e celebrar! Mas ainda não termina aqui. Você logo vai perceber que a jornada só começou.
Continue fazendo uso das redes sociais, se uma nova rede começar a despontar, seja o primeiro do escritório a fazer parte dela e conte para todos. Além disso, sempre que possível faça um intervalo para o café com o pessoa mais experiente, ouça o que eles têm a dizer e peça dicas.
Lembre-se de que webdesigner não precisa de diploma. Muitos profissionais são autodidatas, e isso deve inspirar você a continuar aprendendo coisas novas. O que é importante, nessa área, é estudo e paixão. Trabalhe duro e mantenha-se animado. Assim, nunca deixará de crescer!

(Fonte: Revista W, ano 9/ Nº 109)

E aí, gostou das dicas? Então comente!
Estamos sempre abertos a perguntas e sugestões.