Account premium

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Antes de iniciar a criação de um site, PLANEJE!

Planejamento, ele é o melhor amigo dos trabalhos vitoriosos.
Aqui vão 5 dicas básicas de planejamento para você!

1 - O Cliente

Envolva o cliente, planeje junto a ele. Isso irá proporcionar um melhor entendimento sobre o que ele quer comunicar e seus conhecimentos também podem facilitar no processo de desenvolvimento do projeto. Somente com planejamento cooperativo é possível entender completamente as metas do cliente, e fazer com que ele entenda o potencial da internet.

2 - Os Usuários
Você deve saber para quem está criando, esse é o aspecto mais importante do planejamento. Muitas empresas acreditam que seu público alvo é "todo mundo". Descubra quem são os interessados no segmento ao qual você está criando e os envolva no processo de criação.

3 - O Orçamento
Considerar o orçamento é muito importante. Muitos designers pulam o planejamento por não terem feito a cotação necessária. Se esse é o seu caso, pare e pense. Inclua os valores adequados para o planejamento nas futuras cotações. E também, do orçamento de seu cliente, você pode calcular o que é possível criar, cortando fora ideias sem sentido, ou maximizar seus recursos. Fazendo bom uso de APIs e bibliotecas disponíveis gratuitamente.

4 - A Tecnologia
Existem inúmeras considerações tecnológicas ao se planejar um site - hospedagem, Flash, html, plataformas, aparelhos, se um site será estático ou dinâmico ou gerenciado pelo cliente - mas, de acordo com Crab, a questão principal que impacta as escolhas tecnológicas e a estrutura do site é a acessibilidade.

5 - O Futuro
O planejamento existe para que nada dê errado no futuro. O planejamento é cada vez mais necessário conforme os clientes buscam valor no dinheiro. Ou seja, garanta que seu plano não seja apenas para pôr um site no ar, que também inclua espaço para evolução, crescimento e novas tecnologias.

Fonte: Revista W - Ano 9/nº 104

Se você gostou da nossa dica, comente. ;)
A TurcoDesign está sempre disposta a responder perguntas e manter contato.