Account premium

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Curiosidades do mundo web e seus negócios

Falando em WebDesign

Texto escrito por Marcelo Rossi - Web Designer - TurcoDesign Studio - mais Acesse - www.turcodesig.com.br

Pesquisei, pensei e analisei o que colocar nesta parte do site, li tantas opiniões, sugestões em outros sites e colaborações de profissionais especializados no assunto. Muitas coisas me chamaram a atenção. E através desta parte do site irei passar o que o mundo espera de um web designer.

Curiosidades do mundo web e seus negócios.

Navegando pelo google, procurando pelo termo "como me tornar um web designer, encontrei um relato no site chamado ”sobresites.com", do grande web designer Carlos Henrique Pires de Souza, sobre uma visita a um cliente. Achei muito interessante, li e dei muita risada.

Passou um tempo e não é que passei pelo mesmo.

Meu celular toca, e atendo, no momento levei um susto, uma secretária se identificando de uma grande empresa da região metropolitana, pensei: "opa!!! Trabalho bom!" Ela pediu para que eu me apresentasse ao diretor da empresa, pois a empresa necessitava de um site. Passou o outro dia, como diz o amigo Carlos Henrique, caprichei no meu marketing pessoal, fiz uma seleção dos trabalhos, para que não fizesse feio, pois a oportunidade era boa, poderia agregar um trabalho com uma empresa muito conceituada.

Bom, chegando lá o diretor além de me atender mal, coisa que acontece muito, prontamente me disse:

    - Seguinte fiz um site com um "RAPAZINHO", e precisei que ele fizesse uma atualização, só que não o encontro mais, você pode fazer isso, e sem cobrar muito!

"O cara nem me mostrou o que precisava e já estava falando em pagar pouco."

    Eu, no momento disse:

    vamos ver então o que o senhor precisa depois faremos o orçamento.

    Pedi um canto na mesa, abri meu Laptop e pedi o ponto de conexão de internet.

    Meu Deus! Quando abri o site vi uma coisa inexplicável, um template joolma, não tenho nada contra templates, bem ao contrario acho uma boa solução para pequenas empresas ou profissionais que só querem mostrar uma vitrine.

    Mas uma empresa como aquela, conceituada e com muitos anos no ramo, com clientes em potencial, aceitar um template.

    Nossa me caiu o queixo.

    Bom ao visualizar o codigo-fonte piorou, estava todo bagunçado, apesar de não ter muito conteúdo, estava muito difícil entender o que o "RAPAZINHO" tinha feito.

Bom ao ver aquilo pensei, será mais difícil organizar do que refazer.
Tentei explicar ao Sr. Diretor, mas logo ele foi dizendo que sairia muito caro refazer.
Às vezes dá vontade de pegar um cara desses pelo pescoço e encher de porrada, pois uma empresa de grande porte com muitos clientes e negócios indo a mil, o diretor com um escritório daqueles, me dizendo que uma construção de um site era gasto.
Com toda essa globalização e comunicação tornando-se cada vez mais ampla, um website não é mais um gasto e sim um investimento, um novo setor de marketing da empresa, a vitrine da empresa aos olhos do cliente.

    Mas o acalmei e disse que sairia sem muita complicação R$ 1.800,00. Ele quase caiu da cadeira, e me disse que já tinha um orçamento mais baixo, bom na hora eu disse:

    - OK,

    O sr. que decide;

    Fechei meu laptop, e fechamos o assunto.
    Saí de lá indignado com tudo, com a empresa, mas principalmente com o diretor.


Bom, passaram-se alguns meses.

De repente o celular toca, a secretária da empresa, me chamando novamente, que o diretor gostaria de conversar comigo.

Fiquei surpreso e fui correndo ver o site na internet, quase cai da cadeira, surgiu em minha tela, uma coisa amarelada, grotesca, com uma animação em flash como banner que tinha umas pessoas que eram acho eu que dos anos 70, e sem falar como estava mal recortado com bordas brancas.

Nossa!!!

Não sabia nem o que pensar!

Fui novamente até a empresa, e, chegando lá, o olhar do diretor mudou, ele me disse:

    - Você viu o site que esta no ar? Sorrindo.
    - Pensei comigo: "ele esta sendo irônico". E larguei sem pensar: "Não me diga que o sr. pagou por aquela porcaria, eu teria vergonha de colocar aquilo no ar, para os meus clientes visitarem."
    Na hora a expressão dele mudou, e ele me disse:
    - Não está bom?
    Chamei você aqui para vermos se ele pode ser atualizado e verificar porque ele não esta tendo visitas.
    Bom, na hora pensei, “já larguei”, então vamos detonar, olhei para ele e disse:
    - Me recuso a colocar minhas mãos e meu nome naquilo, sinto muito, mas não posso atendê-lo.

Fiz igual a criança metida, juntei meus brinquedos e fui embora.
Ao sair, por minha supresa!

Encontrei um senhor um pouco mais velho, que me parou e perguntou quem eu era. Identifiquei-me como web designer e ele disse na hora:

    - Até que enfim, meu filho irá tirar aquela coisa horrível e refazer um site descente.
    Dei risada!
    E disse que não seria comigo, pois ele só queria atualizar e que eu me recusei a modificar aquela coisa feia.
    E ele disse:
    - Bom, então se considere contratado para o serviço.

Fiquei surpreso, me dirigi à sala dele e fechamos negócio.

A moral da história é que sempre nos deparamos com pessoas que não entendem ou não querem investir em seu próprio negócio.

E que nunca devemos fazer com que os "RAPAZINHOS", sejam a solução para nossas empresas.

E sem falar no bom senso, sobre designer, é claro.

Certo Galera... ate a Proxima.

3 comentários:

  1. Olha só! essas coisas que acontecem...
    rsrsrsrsss

    ResponderExcluir
  2. O pior é que estes RAPAZINHOS conseguem a maoiri dos clientes pq oferecem um vlor menor e menor quailidade...
    AFF...

    Se for pra fazer porcaria use entao o WebAcapella..
    RSRSRSRS

    ResponderExcluir