Account premium

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cuidados que Empresas e Funcionários devem ter ao utilizar Redes Sociais.

As redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut já fazem parte do dia a dia de empresas e funcionários. Mas é preciso ficar atento a algumas regrinhas para não correr o risco, por exemplo, de uma demissão. Abaixo, listamos os cuidados a serem tomados ao utilizar essas ferramentas da web:

Aos Funcionários:

Regra número 1 - É recomendável ter bom senso ao usar as redes sociais, mantendo, na internet, a mesma postura que adotam no seu dia a dia, aconselham os especialistas.

Chefes, colegas e empresa - Algumas postagens podem ser bastante prejudiciais para sua carreira, por isso não fale dos seus colegas, chefes ou da empresa. Pense muito antes de postar qualquer comentário, mesmo que seja feito no seu Twitter pessoal e que este esteja bloqueado.

Amigos -
Fique de olho também nas redes de seus amigos, pois eles podem divulgar fotos suas ou comentários sobre você que podem prejudicar sua imagem ou carreira.

Perfil corporativo -
Funcionários não podem emitir opiniões pessoais quando utilizarem as redes corporativas, mesmo que sua função seja alimentar esses espaços.

Ocupando posição de destaque -
Profissionais que ocupam posições de destaque (gestores, diretores, vice-presidente, presidentes) devem ter cuidado extra ao postar suas declarações, ainda que em suas páginas pessoais. A repercussão pode ser negativa: inevitavelmente, serão alvos de críticas e especulações dentro da empresa.
Proteção - Nem todas as informações precisam estar disponíveis para o público.


Às Empresas

Transparência -
Para embasar uma demissão ou advertência, evitando assim brigas na Justiça, é necessário que sejam divulgadas normas claras para os funcionários, informando o que é ou não proibido fazer nas redes sociais.

Bloqueio -
Uma pergunta recorrente é se, afinal, as empresas devem ou não bloquear o uso das redes no trabalho. Isso depende muito do perfil de cada organização, dizem os especialistas. Se uma empresa lida mais com a criatividade, a tendência é que ela estimule a autodisciplina dos funcionários ao utilizar as redes sociais. Mas é importante considerar que o bloqueio também está relacionado à segurança da informação, já que muitos vírus usam essas redes como porta de acesso.

Fonte: O Globo

Gostou do post? Comente ai!

www.turcodesign.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário