Account premium

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Blogs Corporativos, qual a sua importância?

Antigamente as pessoas utilizavam os Blogs apenas com a intenção de escrever sobre si, dar suas opiniões sobre certos temas, ou divulgar seus gostos e novidades. Mas como tudo no mundo virtual se modifica muito rápido, com os Blogs não foi diferente. De repente essa ferramenta começou a ser uma forma de interação, de comunicação, divulgação de ideias e recepção de respostas. Com isso, empresas passaram a ver nos Blogs uma ótima forma de relacionamento direto com seus clientes.

Muitas empresas de grande porte, como a Volkswagen, se renderam a esse novo meio e desfrutam de suas vantagens, mas se você possui uma empresa de pequeno, médio ou grande porte e ainda não conhece tais vantagens, saiba que pode estar perdendo uma oportunidade única!

Através de um Blog Corporativo, é possível manter comunicação direta com seu público, realizando enquetes sobre seus produtos ou serviços e recebendo instantaneamente um feedback. O Blog possibilita uma imagem mais humana à empresa, trazendo a sua atenção até seus clientes e mostrando a eles que você se importa com cada um deles e está disposto a responder a críticas, agradecer a elogios e aceitar sugestões.

Essa comunicação rápida também permite à empresa se justificar por algum acontecimento que tenha fugido de seu controle, tal como se desculpar a um ou a um grupo de consumidores que possam ter sofrido algum prejuízo ou postado alguma reclamação sobre sua empresa. Isto não é vergonha a ninguém, muito pelo contrário, erros e problemas podem ocorrer em qualquer setor, a diferenciação vem de empresas que admitem, encaram seus consumidores e lhes disponibilizam os reais acontecimentos e pedidos de compreensão.

Além de possuir baixo custo, um Blog Corporativo também dá a oportunidade de manter seu público alvo sempre atualizado sobre suas novidades, promoções, novos produtos ou serviços, campanhas em datas especiais, entre outros. Clientes fiéis a sua empresa gostam de saber como ela vai e principalmente receber essas informações em tempo real, com a possibilidade de retorno e diálogo ali mesmo, tudo no mesmo canal, sem burocracia ou deslocamento. Um Blog Corporativo bem atualizado também remete confiança ao visitante, que se sente seguro em acreditar nos posts e a divulgá-los a seus amigos, afinal ninguém irá repassar a seus familiares e amigos, informações duvidosas!

E é claro, vendas! Sua empresa pode anunciar, fazer campanhas de promoções e novos produtos, instigando a divulgação e a compra, mas cuidado. Não transforme seu blog em uma ferramenta estritamente comercial, os visitantes de Blogs Corporativos geralmente não rejeitam propagandas, desde que elas não sejam predominantes diante de outros assuntos que sua empresa pode divulgar.

Utilize o Blog para que sua empresa informe sobre seu segmento, matérias interessantes sobre seu ramo, vídeos ou acontecimentos do momento, não se foque apenas em divulgações internas, faça do Blog uma forma de mostrar ao seu cliente que sua empresa também está por dentro de outros assuntos e quer compartilhar com todos eles as suas preferências.

Mas fique atento, para iniciar um Blog, sua empresa precisa de muito conhecimento e de tempo, ou pessoal específico, para alimentar esta ferramenta constantemente. Gerando assim melhores posicionamentos nos motores de busca, além da fidelização de seus clientes e a agregação de valores e fixação de sua marca.

Então, achou importante investir em um Blog Corporativo? Comente!

Para mais informações, entre em contato conosco pelo nosso site.


Redação: Maryana de Mattos.

Dept. Comercial da TurcoDesign - Agência de Publicidade Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário